Mas e o que é Identidade Visual afinal?

É o conjunto de elementos de design que representam a imagem da sua empresa.

Por exemplo, é como e onde deve ser aplicada a sua logomarca. Ou que cores, fontes e layouts podem ser usados em materiais impressos ou digitais da empresa.

Essa padronização deve ser estabelecida em um manual de identidade visual para que haja uniformidade na comunicação visual da empresa.

Qual a importância da Identidade visual?

Primeiro, pelo que falamos no início do artigo: Em se tratando de marcas, quem não vê cara pode acabar não vendo o coração.

Ou seja, você pode ter atitudes que realmente conquistem o cliente, mas ele precisa reconhecer sua empresa primeiro, em qualquer lugar em que ela venha a aparecer, para então entender que é você quem está oferecendo algo de valioso a ele.

Nas redes sociais, TV, eventos, anúncios ou outros espaços, o seu cliente deve identificar que é você quem está ali, e não o seu concorrente.

Então é só encontrar um designer barato pra resolver o meu problema?

Xiii! Não é bem assim. De novo, a sua Identidade Visual precisa ter ligação com o quem você é, o que faz e pra quem você faz.

Então é preciso que no mínimo o Marketing, o Comercial e a Criação estejam unidos no desenvolvimento da proposta. E se for você quem faz (quase) tudo isso, pesquise bastante e aprofunde-se no seu negócio, se quiser fazer a coisa certa. Estamos falando da sua porta de entrada!

Uma identidade visual bem fundamentada, e alinhada com o modo de ser e agir da empresa, gera mais segurança, credibilidade e respeito do cliente pela marca. E o resultado desta prática traz muito mais resultados!